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Os principais caminhos para a inclusão social no mercado de trabalho

Adotar tal medida traz benefícios para as empresas e sociedade em geral

O mercado de trabalho está cada dia mais disputado. Devido a este cenário, profissionais com múltiplas capacitações são os mais procurados e, geralmente, recebem maior destaque na hora de disputarem uma vaga perante os seus concorrentes. No entanto, apesar de possuírem experiências sólidas e um elevado nível de capacitação profissional, diversos públicos da sociedade recebem poucas oportunidades de serem inseridos no mercado. Tal lacuna precisar ser preenchida por meio das boas práticas de inclusão social.

Oportunizar vagas de empregos para todas as esferas da população não deve ser encarado como um ato de generosidade, mas sim como um dever, para que as organizações possam agir com responsabilidade social. Esta iniciativa deve ir além da obrigação inserida no artigo 93 da Lei nº 8.213/91, popularmente chamada de Lei de Cotas, que exige que pessoas com deficiência ocupem de 2% a 5% do quadro de empregados nas instituições com um total de 100 funcionários ou mais.

De acordo com os dados divulgados pelo Governo Federal, o setor que mais empregou, em 2022, foi o de serviços. Em contrapartida, a meta ainda permanece longe do cenário ideal.

Como promover a inclusão social no trabalho?

Promover a inclusão social no trabalho é permitir oportunidades a todos os públicos, sejam eles classificados por religião, deficiência, idade, classe social, orientação sexual e etnia. As mudanças precisam ocorrer em todos os setores para que haja uma pluralidade de ideias e conhecimentos, para que desta forma, a empresa passe a atuar com responsabilidade e colher os frutos dessa ação benéfica voltada à sociedade em geral.

Quais os principais ganhos para as empresas ao promover a inclusão social?

Fomentar a inclusão social no ambiente de trabalho traz uma grande variedade de benefícios também para as organizações. Dentre as principais vantagens, destacam-se:

– Equipes mais criativas;

– Fortalecimento da marca empregadora;

– Ambiente com pluralidade;

– Atração de clientes, parceiros e investidores;

– Menor rotatividade de funcionários (turnover); e

– Maior suporte para as tomadas de decisões da empresa.

Pensando em ampliar o campo da inclusão social no mercado de trabalho, a Pleno Group atua diariamente no fomento da causa. O principal incentivo da empresa se dá por meio da oferta de vagas para todos os públicos da sociedade, sem segregar os profissionais a partir de nenhum estereótipo.