Skip to content

Pleno Group dá início à campanha do “Setembro Amarelo”

Encontros conscientizam colaboradores a respeito da prevenção ao suicídio

Nesta sexta-feira (01), a Pleno Group deu início à campanha de propagação do “Setembro Amarelo”. O marco tem por objetivo reforçar o mês dedicado à intensa prevenção do suicídio em todo o mundo. Ao longo da programação de setembro, a Pleno prevê a abordagem do tema por meio de encontros como rodas de conversas, entregas de materiais reflexivos e campanhas de endomarketing, com a presença de psicólogos e demais profissionais atuantes no segmento da análise mental e comportamento humano.

No pontapé inicial do Setembro Amarelo realizado na matriz da Pleno Group, os colaboradores participaram de atividades que reforçaram a importância do autocuidado e da compreensão com o relato e comportamentos dos colegas de trabalho.

As psicólogas e analistas de RH da Pleno Group, Dávila Alcântara e Isadora da Costa, ministraram a abertura do encontro e esclareceram as principais questões inseridas na vivência do Setembro Amarelo. “Foi um momento em que os colaboradores puderam vivenciar uma pauta de grande relevância, ainda mais para os dias atuais. Ao longo do mês, esperamos ampliar essas ações de conscientização coletiva dentro da nossa instituição”, explica Dávila.

O auxiliar de departamento de pessoal, Thayron Braion, também aproveitou o momento de integração entre os colaboradores e declamou um poema sobre diferentes perspectivas de amor ao próximo. Ao término da interpretação, o jovem arrancou aplausos dos presentes no encontro. Thayron relata a importância de vivenciar momentos acolhedores como este e explica a importante missão da arte em reconstruir o valor emocional de toda a sociedade. “Essas campanhas internas nos proporcionam motivações e ocasiões de reflexão sobre o nosso cotidiano. A arte também desempenha um importante papel no aspecto de transformar a vida das pessoas, seja por meio da educação ou da inclusão”, exalta o colaborador.

De forma preocupante, o número de suicídios no Brasil cresceu quase 12% em 2022 se comparado ao ano de 2021. Os dados foram levantados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado em julho de 2023.

A partir da alta representada pelo cenário atual, Isadora da Costa alerta para os cuidados necessários para frear a crescente dos números. “Muitas vezes esses casos são tratados com certa banalidade pela comunidade em geral. É preciso combater essa desinformação. A escuta não-qualificada é aquela onde a sociedade demonstra total atenção ao indivíduo, na intenção de ajudá-lo a reverter o quadro psicológico. Apesar deste gesto de solidariedade possuir sua importância, é extremamente crucial partir para uma escuta qualificada, onde os profissionais da área – como psicólogo e psiquiatra – possuem conhecimentos técnicos necessários para tratar o paciente, revela a profissional.

A Pleno Group segue introduzindo ações de apoio aos seus colaboradores. Práticas dessa magnitude reforçam o compromisso da instituição que vão além do amparo profissional, mas atingem também a valorização da vida.

Em casos onde surjam a necessidade de um apoio emocional e prevenção ao suicídio 24h, o Centro de Valorização da Vida (CVV) está à disposição para realizar atendimentos de forma gratuita e sob sigilo por telefone, e-mail e chat online. Ligue 188 e mantenha a esperança por dias melhores. Sua vida tem grande importância.