Skip to content

Pleno Group oportuniza atuações femininas de destaque no mercado de trabalho

Mulheres representam 73% do quadro administrativo e cerca de 70% dos cargos de liderança

A inserção feminina no mercado de trabalho revela a disparidade de oportunidades comparada ao público masculino. Em imensa maioria, os cargos ofertados são preenchidos por homens e este cenário promove uma notável desigualdade de gêneros. A desproporção se torna ainda mais evidente quando analisado os cargos de lideranças dentro das instituições empregadoras. Contrária a este contexto, a Pleno Group apresenta em seu quadro de colaboradores um número maioritário de mulheres, com uma relação dos cargos de lideranças ocupados em cerca de 70% pelo público feminino.

De acordo com os dados apresentados pelo IBGE, por volta de 20% das mulheres não constavam na taxa de participação da força de trabalho no ano de 2022. O estudo faz parte das informações presentes na terceira edição das Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgada em março de 2024.

A coordenadora de faturamento da Pleno Group, Lucrécia Silva, destaca a importância de promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. “É imprescindível que as instituições valorizem a força de trabalho feminina e possuam um grande quadro de mulheres. Posso afirmar que é extremamente motivador fazer parte de uma empresa que apresenta este cenário e enaltece todas as colaboradoras de uma forma geral”, explica a profissional.

Em 2022, aproximadamente 92,5% das adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estavam matriculadas em instituições de ensino, em comparação com 91,9% dos jovens da mesma faixa etária. Mesmo com uma média de escolaridade mais alta do que a dos homens, as mulheres ainda enfrentam uma disparidade de renda. No mesmo ano, a média de renda financeira feminina foi equivalente a 78,9% do rendimento médio masculino.

O cenário, apesar de refletir distante do ideal, apresenta uma leve tendência rumo à melhoria. A profissional responsável pelo setor de Gestão de Pessoas e Processos (GPP) da Pleno, Giceli Schmidt, revela parte dos indícios de mudança.

“As mulheres eram vistas em muitos cargos secundários e com baixo poder decisório. Estamos mudando a realidade e identificando líderes femininas tomando decisões empresariais importantes”. A gestora afirma ainda que “a Pleno já adotava práticas inclusivas numa realidade que não era comum no cenário empregatício. Esse é um importante diferencial, pois faz com que a empresa se modernize e esteja atenta às mudanças do mercado”, conclui.

Ao promover a equidade de gênero nas empresas, as instituições colaboram para o surgimento de novos talentos e reafirmam, por meio das pautas integrativas, o seu compromisso perante a sociedade. Atualmente, a Pleno Group reúne um quadro administrativo com cerca de 73% de mulheres. Os benefícios de tal prática ultrapassam os limites institucionais e inspiram uma população que almeja por mudanças, assim como enfatiza a gerente do setor de controladoria da Pleno Group, Francine Cavalcanti.

“Identifico na Pleno uma grande representatividade feminina, a começar pelas fundadoras que inspiram e valorizam as mulheres no ambiente de trabalho. Fazer parte deste processo significa vivenciar a reparação sobre a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e   reverberar exemplos positivos no contexto social”, exalta a gestora.